Enviar por e-mail Compartilhar Imprimir Aumentar tamanho fonte Diminuir tamanho da fonte

Ensino Mdio Tcnico

PROCESSO SELETIVO 2015

Período de inscrição: 17/09/2014 a 17/10/2014

Exame de seleção: 23/11/2014

Edital do Processo Seletivo 2015. Clique aqui!

O Processo Seletivo para o Ensino Médio Técnico acontece uma vez por ano. 70% das vagas são destinadas aos alunos das escolas públicas e 30% aos alunos de escolas privadas As inscrições acontecem no meses de setembro e outubro. A escola oferece ensino em tempo integral, além de benefícios como alimentação e atendimento médico.

Conteúdo do Processo Seletivo

LÍNGUA PORTUGUESA (Peso 2)

1. Interpretação de Texto.
  2. Gramática:
    • Encontros Vocálicos, Consonantais e Dígrafos.
    • Acentuação Gráfica.
    • Grafia de Vocábulos.
    • Parônimos, Homônimos, Antônimos e Sinônimos.
    • Sinais de Pontuação.
    • Estrutura das Palavras: Raiz, Afixos e Desinências.
    • Processos de Formação de Palavras.
    • Classes de Palavras (variáveis e invariáveis).
    • Verbos: Conjugação dos Verbos Regulares e Irregulares, Verbos Defectivos e Abundantes.
    • Emprego dos Tempos e Modos Verbais.
    • Análise Sintática: Termos da Oração e Análise do Período.
    • Estudos Morfossintáticos das Palavras QUE e SE.
    • Concordância Nominal.
    • Concordância Verbal.
    • Regência Nominal.
    • Regência Verbal.
    • Crase.
    • Colocação Pronominal.
    • Figuras de Linguagem.
    • Figuras de Palavra.
    • Figuras de Pensamento.
    • Figuras de Sintaxe.
    • Vícios de Linguagem.

MATEMÁTICA (Peso 2)

1. Conjuntos: Pertinência, Igualdade, Inclusão e Interseção.
  2. Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais – Operações.
  3. Razões, Proporções e Porcentagens.
  4. Unidades de Medidas de Comprimento, Área, Volume, Massa, Tempo e Ângulo.
  5. Potenciação: Propriedades, Operações com Potências.
  6. Radiciação: Propriedades, Operações com Radicais.
  7. Expressões Algébricas, Monômios e Polinômios – Operações: Produtos Notáveis, Fatoração, Simplificação.
  8. Equações e Problemas de 1°. Grau.
  9. Equações do 2°. Grau, Equações Biquadradas, Equações Irracionais, Problemas envolvendo Equações do 2°. Grau.
  10. Sistema de duas equações de 1°. Grau a duas incógnitas.
  11. Inequações do 1°. Grau.
  12. Função do 1°. Grau: Representação Gráfica, Raiz, Sinal da Função do 1°. Grau.
  13. Função Quadrática: Representação Gráfica, Raízes, Estudo das Raízes, Concavidade e Vértice.
  14. Segmentos Proporcionais: Teorema de Tales.
  15. Principais Figuras Planas: Definições, Elementos, Perímetros e Áreas.
  16. Semelhança de Triângulos.
  17. Relações Métricas: Triângulo Retângulo e Triângulo Qualquer.
  18. Relações Métricas num Círculo.
  19. Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo, Seno, Cosseno e Tangente.

Dúvidas frequentes para ingressar na Fundação Nokia

1 - Quando será a data de inscrição e da prova do Processo Seletivo 2015?

As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico www.fundacaonokia.org  no período de 17 de setembro a 17 de outubro de 2014. A realização do exame de seleção será no dia 23 de novembro de 2014.

2 - Quais os critérios para inscrição no Ensino Médio Técnico?

O candidato deverá ter nascido a partir do ano de 1997. Não será permitida a inscrição para candidato que tenha concluído ou esteja cursando a última série do Ensino Médio.

3 - É necessário pagar mensalidade ou taxa?

Os candidatos classificados deverão pagar uma taxa escolar mensal, de acordo com a renda socioeconômica de sua família, a partir de estudo realizado pela instituição, a fim de contribuir com a efetiva qualidade dos serviços educacionais prestados, de acordo com a tabela abaixo:

Faixas para 2015

Perfil dos Cursos

Eletrônica

Desenvolve habilidades para aplicação, montagem, instalação e manutenção de equipamentos e de circuitos eletrônicos. Realização de testes e ensaios em equipamentos industriais de última geração, usados pelas maiores empresas do mundo.

Informática

Capacita o aluno no desenvolvimento de softwares, sistemas e aplicações para a internet. Modelagem de banco de dados e domínio de linguagens de programação, como c++, Delphi, visual basic e SQL.

Mecatrônica

Desenvolvimento de técnicas para planejamento, instalação, operação, qualidade e produtividade dos processos de manufatura automática. Operação de algumas das máquinas mais avançadas do país, integrando tecnologia eletrônica e mecânica.

Telecomunicações

Responsável pela ampliação de técnicas no desenvolvimento, operação e manutenção dos sistemas de telecomunicações, centrais telefônicas, cooperação em projetos de redes de telefonia, implantação de telefonia celular e comercialização de equipamentos.

Provas e gabaritos

Para você que pretende estudar na melhor escola de ensino médio técnico da Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, disponibilizamos para download as provas e gabaritos dos últimos 3 anos. Acesse o conteúdo, clicando nos links abaixo:

Prova 2011

Gabarito 2011